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marketing para pequenas empresas

10 ideias práticas de marketing para pequenas empresas para impulsionar suas vendas

A maioria das pequenas empresas, especialmente empresas iniciantes, costuma trabalhar com um orçamento de marketing apertado . Isso torna um desafio promover seu negócio e transmitir sua mensagem ao público-alvo. Felizmente, existem muitas maneiras de comercializar seus produtos e serviços para seus clientes sem estourar seu orçamento.

Cubra os fundamentos do marketing para pequenas empresas

 

Qualquer estratégia de marketing visa aumentar o conhecimento da marca e gerar leads calorosos que eventualmente se transformam em vendas. Mas antes de implementar essas estratégias para dimensionar seus negócios, você precisa cobrir o básico.

Esteja você preparando uma estratégia de marketing elaborada ou lutando com um orçamento limitado, aqui estão algumas coisas que você precisa cobrir para lançar uma estratégia de marketing de uma pequena empresa de sucesso .

  1. Conheça o seu público

Todas as ideias de marketing para pequenas empresas listadas neste artigo não servirão de nada se você não conhecer seu público. O maior erro que os profissionais de marketing cometem é pensar que todos podem ser seu mercado-alvo. Empresas maiores podem se sair bem cobrindo um amplo mercado, mas focar em um nicho oferece uma vantagem competitiva para empresas menores.

Para identificar seu nicho e atrair os consumidores dentro desse nicho, você precisa entender seus problemas, dores, prioridades, eventos desencadeadores e dados demográficos. O que é necessário para eles tomarem uma decisão de compra? Quais são os fatores que os levam a agir? Saber essas coisas o ajudará a criar uma mensagem de marketing que ressoe bem com seu público.

Pense em seus clientes existentes e nas pessoas com quem deseja trabalhar. Use essas informações para criar uma buyer persona.

2.  Crie uma Persona de Comprador

Ter uma persona de comprador precisa pode ajudá-lo a entender melhor seu público, permitindo que você crie anúncios, produtos, serviços e conteúdo sob medida para seus comportamentos específicos.

Você pode criar buyer personas conduzindo pesquisas, entrevistas e pesquisas sobre clientes, clientes em potencial e pessoas fora de seu banco de dados, mas ainda pode cair no seu público-alvo.

Aqui estão algumas maneiras de coletar informações relevantes:

  • Entreviste clientes existentes para saber o que eles gostam nos produtos e serviços que você oferece.
  • Verifique seu banco de dados de contatos para ver como os clientes e leads consomem seu conteúdo.
  • Peça feedback de sua equipe de vendas. Quais são suas observações ao interagir com os clientes? Quais são suas suposições?
  • Crie formulários em seu site para capturar informações importantes sobre seus clientes. Por exemplo, se sua buyer persona varia com base no tamanho da família, inclua perguntas sobre o tamanho da família em seus formulários.3. Estabeleça uma identidade de marca

Consistência é a chave ao estabelecer uma identidade de marca. Se você for consistente em todos os seus esforços de marketing, terá uma aparência mais profissional, atrairá mais clientes e solidificará o reconhecimento da marca. Yotpo, uma plataforma de marketing de comércio eletrônico, lançou sua pesquisa anual de fidelidade à marca de 2020. Eles descobriram que nove em cada 10 consumidores são leais à marca.

A identidade da sua marca é o que seus clientes sentem quando ouvem ou falam sobre sua empresa. Toda a identidade da marca é uma combinação de seu design, logotipo, estética, nome da marca, embalagem e mensagem. O objetivo é atrair novos clientes para sua marca e, ao mesmo tempo, fazer com que seus clientes principais se sintam em casa.

Aqui está o que você precisa fazer para estabelecer a identidade da sua empresa:

  • Conheça seu público, concorrentes e proposição de valor.
  • Desenhe um logotipo.
  • Identifique o tom e a linguagem que você deve usar para incorporar sua marca.
  • Monitore a consistência.

4.  Destaque sua proposta de valor

O que o diferencia da concorrência? Se não houver nenhum diferencial, não há motivo para seus clientes escolherem você em vez de seus concorrentes. Sua proposta de valor o diferencia de outras empresas dentro de seu nicho e convence seu público a vê-lo como o fornecedor ideal em seu setor.

Identificar o que o torna melhor do que ninguém e destacar essa vantagem é um argumento convincente de por que seu mercado-alvo deveria escolher você. Enfrente um objetivo e um objetivo de cada vez

O marketing tem vários ramos, tais como marketing de entrada, marketing de conteúdo , influenciador , etc., e pode ser tentado a tentar tudo de uma vez. No entanto, faz mais sentido se concentrar em uma ou duas filiais (ou três) que tenham um grande impacto em seu mercado-alvo.

Defina uma meta e concentre todos os seus recursos em estratégias e iniciativas que podem ajudar a atingir essa meta. Por exemplo, você planeja aumentar seu tráfego e classificação no site, concentrando-se em táticas de SEO, como guest blogging, links internos, criação de conteúdo e muito mais. Você pode explorar outros canais de marketing depois de estabelecer um sistema e progredir mais em direção aos seus objetivos.

10 ideias de marketing para pequenas empresas para aumentar as vendas

 

Agora que cobrimos o básico, a próxima etapa é experimentar algumas das seguintes ideias de marketing para pequenas empresas que melhor atendam aos seus objetivos.

1.  Crie um site para estabelecer uma presença online

No mundo tecnologicamente avançado de hoje, criar um site para o seu negócio não é mais uma opção. Na verdade,  53% dos compradores  pesquisam e navegam na Internet para garantir que estão obtendo o melhor retorno de seu investimento.

Seu site deve mostrar claramente quem você é, sua localização, produtos ou serviços que oferece e como seus clientes podem fazer uma compra ou entrar em contato com você. Tente usar uma ferramenta gratuita como o WordPress ou Weebly e use os modelos existentes. Depois de criar um site, a próxima etapa é otimizá-lo para ter uma classificação mais elevada no Google. Isso é especialmente importante para sites de comércio eletrônico. O SEO para e-commerce  pode ajudar a aumentar o tráfego e gerar mais leads que acabarão se transformando em clientes fiéis.

2.  Comece um blog

Os blogs são particularmente úteis para gerar tráfego orgânico e alcançar clientes potenciais que ainda não tomaram uma decisão de compra. Começar um blog também ajuda a se posicionar como um líder inovador em seu setor.

Os blogs, juntamente com os esforços de SEO, irão melhorar sua visibilidade online e educar seus clientes sobre sua empresa e seus produtos. Não se esqueça de adicionar uma frase de chamariz (CTA) relevante às suas postagens. Por exemplo, você pode pedir a eles que assinem o seu blog e recebam boletins informativos ou entrem em contato com você para obter mais informações. Um CTA não só ajuda a construir leads como também fornece informações valiosas, caso ainda não estejam prontos para comprar com você.

3.  Lançar um Programa de Referência do Cliente

O marketing boca a boca é a forma mais barata e eficaz de promover o seu negócio. Estudos mostram que 92% dos consumidores acreditam nas recomendações de familiares e amigos mais do que outras formas de publicidade.

Aumente seu marketing boca a boca, lançando um programa de indicação de clientes usando suas contas de mídia social ou  plataformas de e-commerce . Ofereça a seus clientes uma amostra grátis, descontos, vales-presente ou outras recompensas por referências. É uma forma de baixo custo de incentivar seus clientes a contar a seus familiares e amigos sobre sua empresa. Além disso, dar a seus clientes uma recompensa por indicação mostra que você os aprecia.

4.  Compartilhe marcos e dados importantes

Você atingiu o seu 1000º  cliente? Você vendeu 500 produtos? Ou talvez você seja uma empresa bem avaliada em sua área. Conte o número de cada marco significativo alcançado por sua empresa. Compartilhe os resultados com seus clientes online ou coloque uma placa na frente de sua loja. A maioria das pessoas responde bem a números e dados, pois são facilmente digeríveis. Por exemplo, qual afirmação chama mais atenção?

“Nossos clientes nos amam!” versus  “Já atendemos mais de 1.500 clientes satisfeitos em nossa área!”

Outra opção é usar dados de estudos acadêmicos em seu nicho. Use os dados para se relacionar com o seu negócio e publique-os online, destacando as partes importantes.

5.  Envie boletins informativos

O marketing por email não está morto; na verdade, é uma das melhores maneiras de fazer com que novos visitantes se envolvam com sua empresa e mantenha relacionamentos com seus clientes atuais. De acordo com a Entrepreneur Magazine, 72% dos consumidores nos Estados Unidos preferem se comunicar com as marcas por e-mail, enquanto 91% desejam receber e-mails promocionais das empresas com as quais trabalham.

Você pode anunciar seus boletins informativos por e-mail em seu site, blog ou loja para que outros visitantes da loja possam se inscrever. É uma ótima maneira de estabelecer a fidelidade do cliente, cultivar leads e transformá-los em clientes pagantes. Lance suas campanhas de email marketing usando uma plataforma gratuita de email marketing como SendPulse ou MailChimp.

6.  Faça vídeos do YouTube

O YouTube é o segundo maior mecanismo de busca dos Estados Unidos, atrás do Google, então faz sentido se esforçar mais para fazer vídeos no YouTube. Estabelecer sua presença online no YouTube é uma ótima ideia de marketing para pequenas empresas.

Crie vídeos curtos e diretos que explicam o que sua empresa faz ou pode fazer vídeos mais longos que chamam a atenção de seus clientes e os instruem sobre sua empresa. Você não precisa fazer tudo para fora – você pode começar gravando vídeos usando seu telefone. Se você tiver capital de giro extra, pode contratar freelancers para fazer isso por você.

7.  Crie contas de mídia social para se comunicar com seus clientes e fazer parceria com microinfluenciadores

Crie páginas de mídia social para se conectar com seus clientes e fazer parceria com micro influenciadores. Responda aos comentários em suas postagens ou envie uma mensagem para que saibam que você valoriza as opiniões deles e está ouvindo o que eles têm a dizer. Isso mostra a seus clientes que você se preocupa.

Você também pode usar suas plataformas de mídia social para fazer parceria com micro influenciadores em seu nicho. Envie-lhes um presente para que possam apresentá-lo em uma postagem ou história no Instagram ou Facebook. Você também pode pagá-los para anunciar seus produtos e serviços. Embora isso possa custar alguns dólares, valerá a pena o investimento para que eles promovam seus produtos para seus seguidores, expandindo seu alcance e conquistando mais clientes.

8.  Dê amostras grátis

Dar amostras grátis pode ajudá-lo a ganhar novos clientes e aumentar suas vendas a longo prazo, já que todo mundo adora coisas grátis! Ajuda a promover relacionamentos com os clientes existentes, apresentar seus produtos aos clientes em potencial e expandir seus conhecimentos sobre os produtos que você oferece. Se você tem uma empresa baseada em serviços, considere oferecer cartões-presente ou descontos.

Amostras grátis dão ao seu mercado-alvo a chance de experimentar seus produtos sem se comprometer totalmente. Isso pode ser útil se as pessoas hesitam em comprar de você e também coloca sua marca no radar das pessoas.

9.  Conduza o marketing individual

O marketing um para um ou marketing 1: 1 é uma estratégia de relacionamento com o cliente para melhorar e promover interações personalizadas com os clientes. Em outras palavras, você se conecta com seus clientes em um nível mais pessoal. Por exemplo, você pode enviar-lhes cartões postais manuscritos ou dar-lhes presentes em ocasiões especiais.

A chave para implementar uma estratégia de marketing 1: 1 bem-sucedida é encontrar um bom software de gerenciamento de relacionamento com o cliente. Isso ajuda a automatizar o processo para passar mais tempo com seus clientes, fechar mais negócios e melhorar suas vendas.

Personalizar as interações com seus clientes aumenta a fidelidade do cliente, resultando em um melhor retorno sobre seus esforços de marketing.

10.  Enviar pesquisas de satisfação do cliente

As pesquisas de satisfação do cliente são uma das maneiras infalíveis de aprender sobre o seu mercado-alvo. Ele também lembra seus clientes de que você ainda existe.

Você pode enviar essas pesquisas em seus boletins informativos por e-mail ou distribuí-las em sua loja ou na rua. Seus clientes se sentirão valorizados por você ter solicitado sua opinião e também ficarão ansiosos pelos resultados da pesquisa, aumentando a fidelidade do cliente. As opiniões dos seus clientes são importantes e, com essas pesquisas, você saberá quais áreas precisa melhorar ou manter.

Incorpore essas ideias de marketing para pequenas empresas em seu negócio hoje!

O marketing eficaz é importante se você deseja que sua empresa atinja seu público-alvo. Mesmo se você estiver operando com um orçamento apertado, um pouco de criatividade ajuda muito a alcançar clientes em potencial que ajudarão sua empresa a crescer. Você também pode solicitar empréstimos a pequenas empresas, como  financiamento por fatura , para garantir capital de giro adicional para financiar seus esforços de marketing.

Experimente essas idéias de marketing para pequenas empresas e encontre aquelas que funcionam para o seu negócio. Depois de saber quais canais de marketing são os melhores para você, você pode expandir seus esforços e explorar outras estratégias ao longo do caminho.

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