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tipos de marketing de conteúdo

9 melhores tipos de marketing de conteúdo ( melhores práticas também)

Todos os melhores sites da internet utilizam os melhores tipos de marketing de conteúdo? Com certeza!

 

Seja para negócios, estudar ou apenas para lazer, o que leva as pessoas a visitar um site e voltar contente é o conteúdo. Existem diversas opções de formato de conteúdo e somente nos últimos anos os profissionais de marketing começaram a explorá-los. Quer saber quais são os melhores?

 

Para você ter uma ideia, no início da internet 99% do conteúdo era apenas texto, isso porque a internet e os computadores lentos dificultavam a propagação de outros tipos de conteúdo.

 

Hoje as coisas realmente mudaram para você ter uma ideia:

  • Clientes B2C e B2B acessam milhares de horas de vídeo sobre qualquer assunto
  • Ferramentas de Design permitem produzir infográficos maravilhosos
  • Experiências envolvendo interação o usuário levam apenas minutos para serem produzidas e não mais horas de trabalho

 

Marketing de conteúdo pode ser visto de várias formas em diferentes formatos de conteúdo pela web, mas aqueles que realmente geram engajamento – e conversões – são apenas 9. Neste post você vai conhecer quais são eles e como tirar o máximo de proveito de cada um. Bora lá!

1. Blog

 

 

Este com certeza é o feijão com arroz de toda a sua estratégia de conteúdo. Suas finalidades principais são: atrair visitantes para o seu site e incentivar a fazer conversão, na maioria das vezes um e-mail ou telefone.

Tornar o seu blog eficaz é um trabalho que envolve postar diversas postagens úteis e informativas. A partir do momento em que as pessoas utilizam o seu conteúdo para trabalhar para elas, você será visto como uma autoridade no seu mercado.

 

Veja abaixo as melhores práticas de marketing de conteúdo para blog

 

  • Faça um levantamento dos pontos de dor e as perguntas mais frequentes que seus leitores procuram soluções online;
  • Utilize pesquisas de palavra-chave para enriquecer seu conteúdo com consultas de pesquisas reais;
  • Explore os formatos de postagem, mas lembre-se que a maioria das postagens de melhor engajamento são aquelas que ultrapassam 1000 palavras;
  • Use o Google Analytics, mídias sociais, pesquisas e feedback para mais tópicos.

2. Ebooks

Uma vez que seu blog está gerando visitantes, o que levaria eles a dar um passo a mais para se tornar um assinante? Se você disse uma isca digital de qualidade – e-book – você acertou.

Os e-books têm a intenção de ajudar os visitantes a acabar com suas dúvidas e estar mais perto de seus objetivos, em troca de seus dados para entrar em contato para criar relacionamento.

 

 

Práticas recomendadas de e-book:

  • Os temas e tópicos dos E-books devem estar alinhados com a jornada de compra;
  • Utilize apenas dados, números e estatísticas reais, isso aumentará sua credibilidade perante o usuário;
  • Utilize as seções do seu e-book com links para os posts do blog;
  • Não esqueça de utilizar gráficos, imagens e uma capa realmente completa e chamativa;
  • Estabeleça um padrão visual para ter uma aparência de impacto;

 

3. Email Marketing

Este é  um dos mais eficazes tipos de marketing de conteúdo, perfeito para cultivar um relacionamento a longo prazo com sua audiência. Através do e-mail marketing é possível manter toda sua base de e-mail ligados em seus conteúdos e ofertas.

A inscrição para receber e-mail marketing só acontece quando existe uma boa isca em troca, sendo assim, o conteúdo assinado que se espera é de alta qualidade.

 

Práticas recomendadas de marketing por e-mail:

  • Envie apenas para quem aceitou receber e-mail;
  • Estabeleça uma frequência com que os emails serão enviados de acordo com a expectativa do lead;
  • Forneça os emails em texto simples e HTML;
  • Otimize e teste os assuntos do e-mail para ver qual engaja melhor;
  • Utilize sempre um call to action nos seus e-mails ( salvo as exceções);
  • Procure manter uma taxa de abertura acima de 20%.

 

  1. Marketing de Vídeo

A quantidade de informação que pode ser transmitida em um único vídeo marketing é o que torna este tipo de conteúdo um dos campeões desta lista. Os vídeos são ótimas opções para o usuário,visto que o marketing de conteúdo em vídeo dá a chance de fazer bom uso de seu tempo de inatividade, especialmente quando o conteúdo é de cinco minutos ou menos.

Práticas recomendadas de marketing de vídeo:

  • Sempre aplicar um CTA no final do vídeo que permita o usuário acessar o seu site ou manter o relacionamento com a sua empresa de alguma forma ( curtir, compartilhar, inscrever-se);
  • Faça testes, utilize vídeos bem editados e profissionais, faça transmissões ao vivo e quem sabe utilize até celulares;
  • Tenha em mente que o vídeo precisa de uma boa qualidade de som;
  • Utilize diferentes formatos para diferentes plataformas.

 

5. Marketing de Mídia Social

Cada plataforma de rede social oferece diferentes tipos marketing de conteúdo e formatos de publicação, são muitas variáveis para se considerar quando o assunto é marketing de conteúdo em rede social.

Existe uma máxima que deve ser seguida se você tem tempo e investimento para apenas uma plataforma. Empresas B2B obtém maior ROI quando investem em Linkedin, já empresas B2C devem olhar para Instaram ou Facebook.

 

Práticas recomendadas de marketing de mídia social:

  • Use ilustrações de impacto ou Fotos atraentes –  se possíveis reais – em suas postagens;
  • Não coloque apenas links de notícias. Coloque a sua perspectiva ou então uma análise;
  • Responda tópicos, comentários, chats e mensagens. Faça tudo que for possível para promover o contato individual com sua audiência;
  • Use hashtags, incluindo tags de tendências relevantes e suas tags de marca, para aumentar a visibilidade;
  • Utilize influenciadores para exponenciar o alcance da sua marca;

 

  1. Infográficos

Os Infográficos estão entre os tipos de conteúdo que mais geram compartilhamento, na verdade, eles tendem a ser compartilhados de 2 a 3 vezes mais do que outros formatos de conteúdo.

 

Os Infográficos disponibilizam os dados de maneira muito mais impactante.

 

Práticas recomendadas para infográfico:

  • Utilize dados de impacto! Para trazer o usuário para a sua realidade os dados perspicazes são fundamentais, utilize-os ao seu favor;
  • Saiba o que você quer transmitir e assim crie um mapa dos dados antes mesmo de começar;
  • Sempre que possível conte uma história, sugerindo um começo, meio e fim;
  • Não esqueça de assinar o infográfico e incentivar o compartilhamento;
  • Cite todas as fontes utilizadas, isso torna o seu infográfico muito mais relevante, além de passar muito mais confiança;
  • Cite todas as suas fontes de dados para promover a confiança e demonstrar suas habilidades como uma autoridade;
  • Certifique-se de que o seu infográfico tem o URL da sua empresa para que aqueles que o visualizem o encontrem;

7. Estudos de Casos

O Estudo de caso é uma ferramenta poderosa para ajudar o cliente que está na tomada de decisão, é sem sombra de dúvidas um dos melhores tipos de marketing de conteúdo para gerar pedidos de orçamento. A aprovação social é um gatilho mental fortíssimo, ter pessoas atestando a qualidade dos seus serviços muitas vezes é o gatilho que gera a venda.

 

Aqui está uma oportunidade de mostrar como seu produto excedeu a expectativa do cliente e como sua empresa se destaca das outras

 

Práticas recomendadas de estudo de caso:

  • Tenha títulos fortes;
  • FAça estudos segmentados por produto, a segmentação ajuda a exponenciar o efeito sobre o lead;
  • Os estudos devem ter começo, meio e fim;
  • Transforme sua solução no herói da história;
  • Mostre que os problemas resolvidos são os mesmos dos leads, enfatize cada detalhe da dor do cliente;
  • Mantenha a linha de criação do estudo de caso dentro da sua estratégia geral, ou seja, levar o lead até a equipe de vendas no final.

 

  • 8. Quiz e testes ( “Conteúdo Interativo”)

Esta ferramenta é muito popular entre os usuários B2C. Os Questionários que trazem informações relevantes sobre personalidade, saúde, séries e etc… são frequentemente compartilhados nessa esfera.

Vale lembrar que os testes e questionários também são muito poderosos para empresas B2V, esta experiência interativa deixam o lead realmente empolgados para aprender mais.

Práticas recomendadas de conteúdo interativo:

  • Crie respostas reais, não seja fissurado em apenas vender;
  • Lembre-se de colocar um CTA para compartilhamento;
  • Use o mínimo de perguntas necessárias para entregar um bom resultado.

9. Curso Online

A internet está repleta de informações e isso gera uma bagunça na cabeça dos usuários que não sabem por onde começar. Os cursos online tem o poder de gerar autoridade para sua empresa além de realmente ajudar o lead. Este é um dos tipos de marketing de conteúdo fortemente atrelado a uma estratégia de posicionamento como autoridade.

Os cursos online tem a vantagem gigante de serem escaláveis e baratos uma vez que são criados.

Práticas recomendadas do curso online:

  • Desenvolva cursos com as habilidades e conhecimentos específicos que seus alunos desejam em mente.
  • Procure maneiras de fornecer feedback sempre que possível, como em questionários com classificação automática.
  • Sinalize a duração do conteúdo do curso, como vídeos e textos, para torná-los mais acessíveis.
  • Segmente outros tipos de marketing, especialmente listas de e-mail, para que os conteúdos personalizados cheguem aos seus alunos.
  • Forneça formas visíveis para os usuários verificarem e compartilharem seu aprendizado, para que se sintam mais motivados.

Marketing de conteúdo oferece oportunidades incríveis para se conectar com seu público

Existe muitos conteúdos e plataformas diferentes para você explorar, sempre haverá algo novo para experimentar, uma nova maneira de se conectar com o lead. Utilize para criar valor para sua empresa e conquistar autoridade no mercado.

O pilar da sua estratégia de conteúdo será o texto, mais especificamente o blog. Diversificar sempre será uma forma de ajudar o usuário a reter a informação e lembrar da sua marca.

 

Comece a investir em conteúdo não importa o seu objetivo, criar uma biblioteca de conteúdo, em pouco tempo tornará sua marca reconhecida no mercado.

 

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