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Inbound Marketing Para Arquitetos e designers de interiores

O Crescimento do Inbound Marketing nas empresas é inegável, este modelo de Marketing tem se destacado pela forma como aumenta exponencialmente o crescimento empresarial, gera mais vendas e garante um crescimento notório de autoridade para a marca. Quer aprender como implementar o Inbound Marketintg para arquitetos  e ter uma máquina de vendas no seu negócio?  Vem com a gente!

Inbound Marketing para arquitetos- O que é?

 

O conjunto de estratégias focadas em atrair voluntariamente o cliente até a sua empresa. O Inbound Marketing é o oposto do marketing tradicional, ou seja, ele se baseia em relacionamento com o consumidor e não em interrupções e propagandas. A tradução livre de Inbound Marketing pode ser definido como Marketing de Atração.

 

Para você entender melhor, o Inbound Marketing para arquitetos tem como seu maior diferencial do marketing tradicional(Outbound Marketing) o fato de o cliente vir atrás de você, já o Marketing tradicional a empresa corre atrás do cliente. As ações realizadas nesta estratégia visam atrair o potencial cliente para o seu site, logo em seguida é feito todo um trabalho automatizado de relacionamento com cada pessoa para levá-las ao momento da compra.

O Relacionamento é dado pela produção de conteúdo totalmente focada na jornada de compra do seu cliente. Esse conteúdo também é utilizado para educar sua audiência sobre o mercado e a sua empresa, destacando você como referência nos assuntos relacionados ao seu mercado, influenciando na decisão de compra dos futuros clientes.

Você vai aprender neste post quais são as etapas do Inbound Marketing para arquitetos, como começar e como aplicar as estratégias direto no seu negócio. Let’s go!

 

Para que serve o Inbound  Marketing para arquitetos?

Pessoas conectadas a todo momento são  uma realidade da nossa sociedade. Já imaginou onde sua empresa vai estar se não puder falar com quem está online?

Toda empresa que deseja conquistar novos clientes e vender mais deve utilizar os conceitos do Inbound Marketing. Mesmo com uma metodologia totalmente diferente do marketing tradicional, o Inbound Marketing atingiu, em pouco tempo, um alcance que o marketing tradicional demorou anos para atingir.

O Inbound Marketing é um investimento e não um centro de custos, como é visto o marketing tradicional dentro das empresas. Esta afirmação pode ser dita pelo fato das ações de Inbound Marketing terem a possibilidade de ser mensuradas. Cada campanha tem suas métricas de quantas pessoas viram, converteram ou compraram de sua empresa, isso tudo é feito através de ferramentas como o Google Analytics. Sabendo destes dados é possível otimizar as campanhas e ter um ROI (retorno sobre investimento) melhor. Esta razão tem feito empresas mais inovadoras e com visão de futuro  utilizar o Inbound Marketing agressivamente em suas estratégias de aquisição de novos negócios e montar suas máquinas de vendas.

Resumidamente, o Inbound Marketing serve principalmente para :

 

  • Aumentar a visibilidade de seu negócio;
  • Atrair clientes em potencial;
  • Diminuir o custo de aquisição de clientes;
  • Tornar sua empresa referência no mercado;
  • Otimizar o funil de vendas, tornando os resultados previsíveis e crescentes ao longo do tempo.

 

AS ETAPAS DO INBOUND MARKETING para arquitetos

Para um estratégia baseada nesta metodologia ter sucesso ela deve seguir 5 etapas, estas dividem as atividades, facilitam o entendimento e aplicação das ações. Desta forma fica muito mais fácil implementar, otimizar e  analisar cada fase e ação de marketing realizada pela empresa, são elas:

 

  • Atrair visitantes qualificados;

  • Converter esses visitantes em Leads;

  • Relacionar-se com os Leads para avançá-los no funil de vendas;

  • Vender para os Leads mais quentes e qualificados;

  • Analisar os resultados para otimizar todo o processo.

Atrair

O Inbound Marketing para arquitetos baseia-se em uma fórmula, onde o primeiro passo são as visitas. Se o seu site não tem visitas ele não pode gerar Leads. Se você não tem leads não tem vendas, ou seja, gerar visitas é o primeiro passo desta estratégia.

Os gastos de tempo e energia nesta etapa do processo são direcionados ao invés de buscar pessoas que talvez se interessem no seu negócio, direcionamos para construir um banco de informações que realmente interesse para as pessoas, e por consequência conquiste de maneira espontânea. O Resultado deste trabalho é um público muito mais engajado e realmente propenso a consumir o seu serviço.

As maneiras para gerar tráfego para o seu site são diversas, porém você precisa saber um pouco como cada uma delas trabalha.

 

BLOG

O blog faz parte de uma estratégia de conteúdo, uma das bases do Inbound Marketing para arquitetos. Para utilizar o blog é preciso planejamento, não se trata só de publicar textos aleatórios em seu site, só assim você poderá tirar bom proveito dessa ferramenta de marketing. O conteúdo produzido deve ser de qualidade, com base no seu público-alvo e nas etapas da jornada de compra em que ele pode estar.

 

SEO

O Google é o maior buscador do mundo, todos os meses bilhões de buscas são realizadas em seu site. Cada resultado apresenta uma solução para um problema do próprio usuário, aparecer para o usuário neste momento é extremamente importante para sua marca.

O objetivo do SEO é tornar o seu site visível, fazer você aparecer nas primeiras páginas quando buscas relacionadas com seu mercado forem realizadas.

O Google utiliza vários critérios para definir qual site é o melhor e merece estar na primeira página. Ter ótimo conteúdo dentro do seu blog e não aplicar SEO é como não ter movimento nenhum em sua loja. Faça do SEO uma prioridade no seu negócio

 

Links Patrocinados

Existe uma forma de utilizar os links patrocinados para potencializarem a sua estratégia Inbound para arquitetos, mesmo alguns acreditando que isso vai contra o princípio do Inbound marketing, entregar uma oferta no momento certo para o lead, de acordo com o que ele está procurando cria um tráfego de extrema qualidade para o seu site.

Anúncios Na internet garantem um segmentação bem específica de do público que se deseja atingir. Você pode utilizar canais bem variados como:

 

  • Google Search;
  • Facebook;
  • Instagram;
  • Google Rede de Display;
  • etc…

 

Converter

Após a etapa de atração os esforços são destinados para a conversão dos visitantes. Nesta segunda etapa os leads entram no funil de vendas da sua empresa. A Conversão é um complemento da etapa anterior, a atração, a partir daqui as pessoas se tornam Leads, deixando o contato e outras informações em troca de alguma oferta, benefício ou material rico, logo mais falaremos sobre os tipos de ofertas.

Ter apenas visitas e nenhuma conversão é um problema para qualquer empresa. Para acabar com este cenário existem várias estratégias que aumentarão suas conversões e transformarão seus visitantes em leads.

Ainda não estamos falando de vendas, mas estamos um passo mais perto delas.

Produção de ofertas

Para transformar os visitantes em leads de maneira fácil e rápida, uma das formas é a produção de ofertas. Elas são divididas em duas categorias de ofertas:

Ofertas Diretas

São as ofertas que estão diretamente focadas em gerar vendas, seja um pedido de orçamento, um check-out, teste gratuito, avaliação e outras

Ofertas Indiretas

Aqui as ofertas estão focadas em estágios mais simples da jornada de compra, são ofertas que educam e resolvem problemas atrelados a jornada de compra do lead. Para o Inbound Marketing, as ofertas indiretas tem  papel fundamental em todo o processo. Os materiais educativos farão o lead avançar a jornada de compra, melhorar a autoridade da sua marca e transformar sua empresa em referência.

 

Landing Pages

A tradução livre para esse termo é página de aterrissagem, outra forma como chamamos é página de captura. Estas páginas são totalmente voltadas para a conversão, diminuindo as distrações que fazem o lead deixar de preencher o formulário. Toda a arquitetura de uma Landing Page aumenta a possibilidade de capturar o visitante, são repletas de elementos que visam a conversão e diminuem ao máximo possível as oportunidades de sair da página,

 

Relacionar

Existem etapas no processo de compra que o cliente passa para chegar até o momento em que ele está realmente disposto a comprar. Sabendo que nem todo cliente potencial está no momento certo para comprar, o momento dele deve ser respeitado, porém cabe a você ajudá-lo a acabar com suas objeções e decidir pela sua empresa, através do relacionamento.

Segundo Chat Holmes,  autor do livro The Ultimate Sales Machine, apenas 3% do mercado em potencial está pronto para comprar.

 

 

Através de ferramentas de automação e segmentação dos leads. na etapa de relacionamento identificamos o estágio em que o lead se encontra, quais são suas objeções e com conteúdo ajudamos ele a avançar na jornada de compra.

 

Email Marketing

Algumas pessoas não acreditam no email marketing, porém os dados mostram que ele continua sendo uma ferramenta poderosa para aumentar o ROI da empresa(retorno sobre o investimento).  Campanhas de email bem segmentadas são grandes ferramentas para um trabalho eficiente de Marketing Digital, sem contar o custo benefício que elas proporcionam em comparação com outras ferramentas de marketing  para alcançar sua base de leads.

 

Automação de Marketing

A automação de marketing pode ser feita através de mensagens pré-configuradas que são entregues aos leads conforme ele ativa alguns pontos na comunicação. É possível definir quando mandar o lead para o fluxo de automação onde as mensagens se encontram através de:

  • Cadastro em landing pages;
  • abertura de emails;
  • não abertura de emails;
  • clique em links;
  • etc.

Esta é uma ferramenta que tem potencial para:

  • Aumentar Vendas e Receita;
  • Melhorar Retenção e Upgrade de clientes;
  • Diminuir custo de aquisição.

 

Automatizar o funil de uma empresa aumenta a produtividade da equipe e melhora o relacionamento com o cliente.

 

Nutrição de Leads

O Lead Nurturing ou a Nutrição dos leads, consiste em manter um relacionamento com o ele, focado em ajudar e resolver seus problemas com conteúdo relevante. Leads que recebem nutrição se tornam leads quentes e estão mais propensos a fechar negócio quando recebem uma oferta.

 

Vender

O foco principal de toda metodologia de marketing é gerar vendas, no Inbound Marketing para arquitetos não seria diferente. A forma como a venda acontece depende diretamente do modelo de negócio da empresa, podendo ela ser fechada diretamente pelo site ou sendo necessário o contato com o vendedor.

Produtos com um Ticket Médio maior e mais complexos demoram mais para vender e necessitam  que o processo de vendas seja mais consultivo.

 

Inside Sales

Ter um time  Inside Sales significa ter um time de vendas focado internamente. Os leads são gerados e nutridos automaticamente pelo processo de Inbound Marketing enquanto os vendedores se dedicam apenas em fazer demonstrações e fechar contatos, diminuindo o tempo gasto em reuniões, prospecções ativas e tempo desperdiçado com leads desinteressados.

O Processo de Inbound Marketing para arquitetos garante uma previsão de vendas e escalabilidade a medida que você entende seu mercado e produz mais conteúdo. A base para ampliar e otimizar este processo está na próxima etapa

 

Análise do Funil

Avaliar todas as ações e medir retorno delas é uma forte característica do Inbound Marketing. O Funil de Marketing permite entender onde sua empresa está falhando em tornar leads em vendas, entender as taxas de conversão e otimizá-las é uma tarefa que só é possível devido ao monitoramento de cada ação proposta dentro do site.

Para realizar estas análises o empreendedor deve ter em mente como funcionam as etapas citadas acima e as ferramentas disponíveis no mercado para análise.

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita que permite medir os acessos e as conversões de cada página do seu site.

Por que fazer e por onde começar a fazer Inbound Marketing para arquitetos

Parabéns por chegar até aqui, você já deve ter entendido que o Inbound Marketing é uma verdadeira máquina de vendas. Além de funcionar de maneira automática o Inbound marketing custa 62% menos que o Marketing tradicional.

Na era digital, hoje, não aplicar esta estratégia significa estar atrás de seus concorrentes, provavelmente eles já estão fazendo isso!

Como começar no Inbound Marketing do jeito certo hoje?

 

Como você viu, para implementar o Inbound Marketing pra arquitetos é necessário conhecer  diversas ferramentas que não são simples para todos, a Webie ajuda diversas empresas a iniciar este processo, além de fazer a gestão das ações.

Você pode fazer uma avaliação gratuita da sua presença digital e com base no resultado receber um planejamento tático de ações para tomar

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