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Como diminuir a taxa de cancelamento – Lista

Já se perguntou qual a taxa ideal de rotatividade de clientes do seu negócio? A menor possível, sem sombra de dúvidas. A taxa de cancelamento varia muito de acordo com o setor, algumas são mais altas outras mais baixas, sem contar sazonalidade e outras peculiaridades de cada mercado, mas existem diversas formas de diminuir dentro da sua empresa o cancelamento de clientes.

 

Veja como reduzir a taxa de cancelamento de clientes em 2019, 2020 e todos os anos seguintes:

 

1.Ter um processo de Onboarding ajuda a reduzir a taxa de cancelamento

É importante não deixar o cliente a deriva depois que ele fechou o negócio. Colocá-lo dentro de uma trilha do projeto é uma maneira simples de mantê-lo a par de cada etapa e com as expectativas alinhadas. Dessa forma você consegue transmitir confiança para o próximo estágio, reforça a confiança em sua empresa e equipa o cliente com o que é básico para alcançar seu objetivo.

2. Saiba realizar follow-ups com frequência

Não é porque as venda já foi passada para a equipe que o relacionamento acabou. Se possível, é melhor que o vendedor faça o primeiro contato com o novo cliente.

Disparar alguns emails rápidos ao longo do projeto ajudará muito. Você não pode simplesmente acreditar que o cliente vai sempre pedir ajuda quando estiver frustrado, e a essa altura se ninguém estender a mão ele com certeza vai abandonar o barco

3. Como diminuir a taxa de cancelamento? Venda para clientes atuais

Fazer vendas para quem já é cliente é muito mais fácil do que estar sempre em busca de novos compradores. Você precisa ser ágil na hora de identificar oportunidades de cross-sell e up-sell.

Entender o projeto que o cliente realmente quer é uma tarefa que requer atenção. Segmentar seus e-mails de maneira correta para que seus clientes recebam conteúdo e ofertas relevantes ajudarão você a criar uma experiência de compra única.

 

4. Comemore as etapas de sucesso do seu cliente

Se você já comemora os aniversários de venda com um e-mail pessoal na caixa do seu cliente isso é ótimo, mas ainda assim é só a pontinha do iceberg.

As pessoas esperam que você tenha os dados de suas rotinas e querem que você esteja atento a isso.

Quando um cliente aumenta o seu negócio, troca de escritório, lança um produto o seu serviço pode se tornar mais atraente para ele. Uma forma de tirar proveito deste relacionamento é perguntar como sua solução ajudou. Isso pode render um bom testemunho ou case de sucesso.

5. Tenha um programa de educação do cliente <- A estratégia campeã

Educar o cliente consiste em dar para ele a habilidade e o conhecimento necessário para usar o poder máximo da sua solução.

Esta estratégia ajuda o cliente a se sentir competente e confiante na compra, além de criar evangelizadores do seu produto. É a melhor estratégia para diminuir a taxa de cancelamento de clientes.

Conta aí pra gente qual a sua abordagem favorita acabar com a taxa de cancelamento na sua empresa.

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